domingo, 8 de novembro de 2009

Igreja Católica - Nem tudo são trevas


Universidad de Salamanca - Espanha - Obra da Igreja

Geralmente quando pensam Igreja Católica o que vem à cabeça?
Tortura, inquisição, Index, etc.
Certo, a Igreja tem e fez muita coisa ruim, mas também fez muita coisa boa.
Sim, a Igreja financiou guerras, matou, perseguiu e proibiu.
Porém, sem a Igreja, por exemplo, nós talvez não tivéssemos saído da Ditadura Militar tão cedo. Após a queda do Império Romano a Igreja foi a principal responsável pela preservação de textos da Antiguidade (mesmo que seus fiéis ainda não tivessem acesso a eles).
Existem membros da Igreja bons... e existem membros da Igreja ruins.
Como bons podemos citar Papa João Paulo II, Frei Tito, Frei Bartolomé de Las Casas, entre muitas outras figuras importantes.
Quanto à questão do aborto/uso de camisinha...
O aborto é condenado porque é simplesmente assassinato. Matar uma criança indefesa é pura covardia. O ideal seria o uso de camisinha e anti-concepcionais (concordo com o aborto em casos excepcionais, como gravidez precoce e estupro).
O fato de a Igreja condenar a camisinha pra mim é pura burrice. A Igreja diz que sexo é para reprodução e deve ser feito da forma que Deus planejou. Bem, não concordo com isso.
É claro que na Igreja, temos as "frutas malignas", e elas são muitas, muitas mesmo (Alexandre VI, por exemplo). Há evidências de que parte da Igreja também compactuou com o nazismo (mesmo assim, milhares de clérigos foram perseguidos pelos nazi-fascistas pelos seus ideais igualitários). Porém, a Igreja é importante e tem tentado se "redimir" de seus erros. No século XX, ela defendeu uma reconciliação com a Ciência, aceitando até mesmo a POSSÍVEL veracidade de teorias modernas, como o Big-Bang. É claro que ainda há divergências, mas isso nunca irá mudar.
É notório o fato da Igreja Católica ter feito muita coisa ruim, mas também é óbvio que ela fez coisas boas. Pra mim, não devemos classificar tudo em "bom" e "mau". Isso acaba tornando nossas mentes binárias. E é isso que fez muita gente morrer, inclusive na mão da Igreja Católica. Sejamos educados. Boa noite.

"Os grandes só parecem grandes porque permanecemos ajoelhados"
El Che

_______________________
Por: Santiago Mozart

1 comentários:

Rebeca Maia disse...

Sam, mais uma vez, parabéns! Concordo com você. Adoro seu blog.
Xero!!

Postar um comentário