quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Che Guevara - a história de um herói


El Che em sua foto mais famosa

Ernesto Guevara de la Serna, Rosário, Argentina. Nascido em família de classe média alta, Che foi um jovem estudioso, mas que gostava de esportes. Era alpinista, enxadrista e piloto de aviões. Quando universitário, percorreu toda a América Latina montado numa motocicleta. Em 1951, antes de terminar seu curso de Medicina, Che fez o contrário do que muitos médicos burgueses de sua época fariam: foi atender comunidades carentes na Guatemala. No México, encontrou-se com Fidel Castro e o acompanhou em seu retorno para Cuba. Che foi um dos líderes da guerrilha em Cuba e junto com Fidel, retirou Fulgêncio Batista do poder, em 1959.

No governo cubano, Che era diretor do Banco Nacional, Ministro da Indústria e Embaixador. Seu primeiro ato? Reduzir o próprio salário de 5.000 (cinco mil) para 200 (duzentos) pesos mensais. Em agosto de 1961, Che esteve oficialmente no Brasil e foi condecorado herói nacional pelo então presidente Jânio Quadros. Em 1965, deixa Cuba para propagar o socialismo pelo mundo. Em seguida parte para a Bolívia onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina e de onde pretendia invadir a Argentina. Foi capturado a 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte, possivlmente depois de sessões de tortura. Seus restos mortais foram encontrados m 1997, perto de corpos comuns, na cidade de Vallegrande. Seu esqueleto estava sem as mãos. O nome de seu executor? Mário Terán, soldado. A mando do Coronel Zenteno Anaya.



Ernesto Guevara de la Serna, El Che. Enxadrista, alpinista, médico, guerrilheiro... herói.


Admiro Ernesto Guevara de la Serna, El Che. Pra mim, foi um dos homens mais importantes do século e exemplo a ser seguido, em questão de ideais. Sei que os anti-Che irão discordar do modo como escrevi. Dirão que Che fez barbaridades, que era brutal e massacrava as vilas em que entrava. Sem o apoio maciço da população, os guerrilheiros nunca teriam vencido. Tenho certeza que ele foi um homem honrado, merecedor de todas as condecorações que recebeu. Che nos deixou uma grande lição: Nunca desista. Lute até morrer pelos seus sonhos!

"Devo dizer, sob o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é movido por um grande sentimento de amor.
Hasta la victoria, siempre!"
El Che
____________________________

Por: Santiago Mozart

0 comentários:

Postar um comentário