sábado, 15 de agosto de 2009

Porque se orgulhar do Brasil?

Não é segredo a preferência da maioria esmagadora dos jovens brasileiros pelas bandas internacionais. Pôsteres de Blink 182, Linkin Park e Green Day lotam os quartos dos adolescentes de hoje. Porém, o não-nacionalismo dos jovens não para na música. Roupas internacionais, livros internacionais, bandeiras internacionais, sonhos internacionais. Esse fato é decididamente preocupante. A maior parte não sente nenhum orgulho, e alguns até vergonha por serem brasileiros. Tive essa mesma conversa com várias pessoas da minha idade, e quase todas me respondem com uma pergunta: porque ter orgulho desse país?
Temos vários motivos para nos orgulhar desse país. Eu poderia dizer que temos/somos:

- O quarto maior avião do mundo
- Um parque industrial gigantesco
- A maior cidade do hesmifério sul
- A maior parte da Amazônia
- Uma grande reserva de água doce
- O maior país da América Latina
- Um país ascendente no mundo
- Uma enorme diversidade de fauna e flora
- Vários biomas
- Grande influência internacional
- Melhor transporte regional do mundo
- País pentacampeão mundial de futebol

Porém, nossa maior riqueza está na cultura, na história e nos valores humanos. Temos uma grande diversidade cultural, de norte a sul desse país. Temos uma história de luta, onde os oprimidos não se fizeram calar, a exemplo de Palmares, Canudos, a luta pela Reforma Agrária, a juventude nas ruas contra a Ditadura Militar, o movimento Fora Collor, encabeçado pelos jovens estudantes, a luta por um país melhor.
Quanto aos valores, temos muito a dizer: nosso povo é solidário, alegre, acolhedor. Temos a capacidade de rir da própria desgraça, mostrando com isso que somos mais fortes e podemos vencê-la com união e criatividade. A crise na Europa/E.U.A é encarada de forma mais dramática do que aqui. Porque no Brasil, sempre encontramos um jeito de sobreviver... De vencer. Mesmo com características tão peculiares, em cada região deste imenso país chamado Brasil, cada um tem sua forma de firmar e se orgulhar de sua própria identidade:
"Sou nordestino, vice?"
"Sou gaúcho, tchê!"
"Sou mineiro, uai!"

Enfim, com toda essa diversidade, somos todos do Brasil. Um Brasil que canta e encanta.
Abaixo, deixo para os leitores um texto, que uma holandesa cujo nome desconheço redigiu a respeito do Brasil.


_________________________________

Por: Santiago Mozart

1 comentários:

Marina disse...

Muito bom alguem que tem orgulho do nosso pais só pra variar. Outras pequenas coisas que podemos nos orgulhar é de ter a bandeira mais bonita, sem o vermelho do sangue, maior produtores de soja, maior consumidores de café, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, a maior divercidade cultural, aqui nasce povo de todos os povos, entre tantas coisas q deixam nosso pais rico de culturas e mais lindo que nunca

Postar um comentário